Loading...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Fogo que Transforma




Pipocas da vida

Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e imprevisível.A pipoca se revelou a mim como um extraordinário objeto poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela.
A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido. Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista do tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a ideia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sob o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos. Havendo fracassado a experiência com água, tentou-se a gordura. Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas que até as crianças podiam comer.
A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, ficar doente...
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. Mas acho que o poder metafórico dos piruás é muito maior. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito de elas serem. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.

(Adaptação do livro O amor que acende a lua, de Rubem Alves, por Solange da Cruz Battirola)


Para o milho ser transformado em pipoca,ele precisa do fogo.
Assim somos nós.
Para sermos transformados,precisamos do FOGO que vem do céu.
O Fogo do Espírito Santo.
Esse Fogo nos transforma em outra pessoa,Ele nos reaviva,nos da força para viver e para enfrentar as dificuldades que aparecem em nossa vida.
Recebi o Fogo que veio do céu,o ESPIRITO SANTO
Uma força ,uma emoção que senti,um arrepio,uma vontade de chorar,e chorei...chorei
Não sei nem como explicar o que senti.
Recebi a UNÇÃO ,que é o ESPIRITO SANTO.
E essa UNÇÃO me da EMOÇÃO
Essa EMOÇÃO é JESUS
Nunca mais fui a mesma,depois que fui transformada pelo FOGO.
Queira você também ser transformado(a).


Espírito Santo-Regis Danese

Espírito Santo vem me consolar
As minhas lágrimas vêm me enxugar
As minhas fraquezas entrego a ti
Espírito Santo intercede por mim
Eu não quero perder tua graça
Eu não quero te entristecer
Leve as minhas orações a Deus
Quero ser cheio do teu poder
Espírito Santo me enche, renova-me
Sonda-me
Vê se há em mim algum caminho mal
Espírito Santo venha fazer morada em mim
Espírito Santo preciso ser cheio para prosseguir estou
aqui pra te buscar, enche-me até transbordar
Eu não quero perder tua graça
Eu não quero te entristecer
Leve as minhas orações a Deus
Quero ser cheio do teu poder
Espírito Santo me enche, renova-me
Sonda-me
Vê se há em mim algum caminho mal
Espírito Santo venha fazer morada em mim
Espírito Santo preciso ser cheio para prosseguir
Estou aqui pra te buscar, enche-me até transbordar

Nenhum comentário:

Postar um comentário