Loading...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor Norberto Soares Ramos

Meu avô, Professor Norberto Soares Ramos




Uma homenagem ao meu querido avô ,Norberto Soares Ramos,que dedicou sua vida a ensinar e ajudar aqueles que precisavam de alguém ,que estivesse ao seu lado.

Começou seus estudos no Colégio Metodista de Lins/SP,posteriormente formou-se em Teologia.

No ano de 1932,levado por seu profundo amor ao Brasil e interesse pelas causas do Estado,apresentou-se como voluntário do Movimento Constitucionalista de 1932. Destacamento "Coronel Andrade", tendo participado ativamente dos combates , e integrado a Associação dos Ex Combatentes de São Paulo,fundada em 9 de julho de 1933.

Formou-se bacharel em Geografia e História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, em 1944.

Iniciou sua carreira de professor no Colégio Marechal Deodoro,em São Paulo.

No ano de 1945,foi nomeado,após aprovação em concurso público, professor no Colégio Estadual de Pirajú/SP, no ano seguinte lecionou no Colégio Estadual e Escola Normal de Marília/SP,em seguida,foi nomeado ( 04-02-1960) Vice-Diretor no Colégio e Escola Normal " Dr Júlio Prestes de Albuquerque" , de Sorocaba/SP, na qual permaneceu por alguns anos, novamente por concurso público,foi nomeado Diretor Efetivo do Ginásio Estadual " Professor Paula Santos", em Salto/SP, dois anos mais tarde ,retornou à Sorocaba como Diretor Efetivo do Ginásio Estadual " Dr Arthur Cirillo Freire", onde se aposentou.

Foi proprietário do Ginásio Acadêmico Anchieta, em Sorocaba e lecionou português, disciplina que também era licenciado . Deixou uma legião de ex-alunos e admiradores.

O Professor Norberto Soares Ramos foi maçon, poeta e jornalista; tinha a sua coluna no jornal " Folha Popular" , e depois passou a colaborar com a coluna " Ensino e Administração" , no jornal " Cruzeiro do Sul", ambos de Sorocaba; nestes órgãos da imprensa também publicou suas poesias.

Sempre ajudou os mais necessitados e humildes,tanto moral quanto financeiramente, em especial a " Vila dos Velhinhos".

Em homenagem a ele ,foi criado um Projeto de Lei ( Deputado Caldini Crespo), abaixo assinado com mais de quatrocentas assinaturas, consoante exigência da Lei Estadual nº 8596, de 23 de março de 1994.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:


Artigo 1º - Passa a denominar-se " Prof. Norberto Soares Ramos" , o Centro Estadual de Ensino Supletivo de Sorocaba - CEESO. 



Hoje CEEJA Prof Norberto Soares Ramos



Nenhum comentário:

Postar um comentário