Loading...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor,faça a diferença!

Minha formatura em Letras (1990)
Hoje sou professora de INGLÊS

A MAIOR BRONCA QUE JÁ LEVEI


Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de

medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria

dos alunos havia viajado aproveitando o feriado

prolongado, todos estavam ansiosos para contar as

novidades aos colegas e a excitação era geral.

Um velho professor entrou na sala e imediatamente

percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.

Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas

você acha que minha turma correspondeu ? Que nada.

Com um certo constrangimento, o professor tornou a

pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a

solicitação e continuamos firmes na conversa.

Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e

deu a maior bronca que eu já presenciei.


Veja que ele disse.


- "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma

única vez", disse, levantando a voz e um silêncio

carregado de culpa se instalou em toda a sala e o

professor continuou.


- "Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito

anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas

5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos

observei que de cada cem alunos, apenas cinco são

realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro;

apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e

contribuem de forma significativa para melhorar a

qualidade de vida das pessoas.


Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são

medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.


O interessante é que esta porcentagem vale para

todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de

cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a

diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes;

de cem motoristas de táxi, apenas cinco são

verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda

mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente

especiais. É uma pena muito grande não termos como

separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível,

eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e

colocaria os demais para fora, então teria o silêncio

necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo

sabendo ter investido nos melhores.


Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês

são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso.

Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula

para os alunos especiais, apesar da confusão que estará

sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês

sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado

pela atenção e vamos à aula de hoje ".


Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o

nível de atenção que o professor conseguiu após aquele

discurso.


Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois

minha turma teve um comportamento exemplar em todas as

aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal

quem gostaria de espontaneamente ser classificado como

fazendo parte do resto ?


Hoje não me lembro muita coisa das aulas de

Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais

esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que

fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que

ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo

para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse,

não há como saber se estamos indo bem ou não; só o

tempo dirá a que grupo pertencemos.


Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser

especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer

tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma

do resto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário