Loading...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Educação Pede Socorro


Venho por meio desta ,relatar o que acontece em uma sala de aula. Os pais pensam que seus filhos vão para a escola estudar, que prestam atenção nas aulas,que respeitam o professor e que estão interessados em aprender. Eles estão errados,infelizmente.
A maioria dos alunos só querem bagunçar, atrapalham as aulas dos professores com risos , brincadeiras, gritos e conversas paralelas. O professor chega ao final do dia,quase sem voz,de tanto falar alto e chamar a atenção dos alunos. Perdemos muito tempo chamando a atenção deles e por isso,não conseguimos explicar corretamente a matéria proposta pelo governo, que aliás,já dá tudo pronto.
Hoje em dia ,percebemos que tem muitos professores que já se aposentaram e continuam na ativa,voltaram a trabalhar e com certeza,é por causa do salário. Pois quando um professor se aposenta, ele deixa de ganhar as gratificações. Para se ter uma ideia: o vale refeição dos professores é no valor de $4 reais cada, depende do mês vem 21 ou menos. Se o professor ficar de férias ou doente,não recebe, deve ser porque não precisa comer.... Muitos professores nem recebem. Conheço uma mulher que teve câncer e precisou se afastar para fazer tratamento, há quase 2 anos e por isso não recebe vale refeição e nem as gratificações.
Às vezes o governo manda um auxílio transporte no valor de $ 10 reais ou mais. E não são todos que recebem. Muitos professores, principalmente efetivos, precisam completar suas aulas em 2 ou 3 escolas ,ou até mesmo morar em outra cidade, e com isso tem despesas de ônibus ou precisam ficar em algum lugar para dormir. Tem professor que já dormiu até na cozinha da escola,porque não podia pagar um hotel ou alugar uma casa para morar. E ainda lecionava em 2 cidades diferentes e distantes. Muitas vezes o desconto é mais de $400 reais na folha de pagamento de IR, IAMSPE, convênio de saúde do professor,que muitas vezes precisa de consulta e é agendado para daqui um ou dois meses, dependendo da especialidade. Eu demorei 2 anos para conseguir um endocrinologista. Um professor esperou mais de seis meses para poder realizar um exame e algumas especialidades,como psicólogos ou psiquiatras,em muitas cidades não tem. E são os médicos que os professores mais precisam.
Uma pesquisa realizada, constatou que os professores trabalham doentes ou se afastam por depressão, problemas de voz, LER , Lesão por Esforço Repetitivo, entre outras enfermidades. Muitos precisam e precisaram fazer cirurgia nas mãos,por causa de uma doença chamada Túnel de Carpo. O professor fica com essa doença,de tanto escrever na lousa e corrigir provas. O governo do estado , forneceu uns cadernos para os alunos ,para poder melhorar a qualidade de ensino. Mas esses cadernos,estão totalmente fora da realidade dos alunos. Algumas matérias tem erros , e são muito difíceis de explicar para os alunos,apesar de haver orientação. O caderno de inglês,por exemplo,está todo em inglês, só tem perguntas e não tem explicação. Nem colégio particular,tem exercícios tão difíceis. O caderno de biologia,parece estar mais baseado em quem vai fazer um mestrado, tem muitas pesquisas, trabalhos em grupos, que é quase impossível em uma sala que tem mais de 40 alunos. A educação pede socorro e se continuar do jeito que está, não poderemos ter um futuro melhor,já que o futuro são deles, das crianças e dos jovens. Diretores,coordenadores,supervisores e dirigentes de ensino,cobram muito do professor,mas será que a educação está ruim só por causa do professor? É preciso haver cobrança dos alunos,pois os professores querem ensinar e estão lá para isso,mas se o aluno se recusa a aprender....

Agora a violência nas escolas aumentou,ainda mais,e alunos se agridem ou os próprios pais agridem os professores,com chutes,murros e palavras de baixo calão.
Os próprios alunos filmam as agressões e publicam na internet.
Consegui gravar alguns minutos ,em uma sala de aula, tentei explicar a matéria,mas foi impossível. Isso que ainda estávamos nas primeiras semanas de aula, imagine até o final do ano?
Essa classe ,muitos professores reclamam. Será que esses alunos terão aulas com todos os professores até o final do ano letivo. O calendário escolar tem 200 dias letivos. Imagine um professor que precisa ir em uma sala assim 5 vezes por semana! É fácil falar, o professor precisa fazer isso ou aquilo,mas muitos nunca entraram em uma sala de aula,principalmente os governantes,Secretários da educação, ou quando algum supervisor chama a atenção de um professor, ele se esquece que já esteve em uma sala de aula um dia. Eles precisam passar por essa experiência, para poder falar a respeito. Essas mesmas pessoas deveriam algum dia,entrar em uma sala de aula e tentar dar as aulas dele,sem incômodo algum. Duvido que consiga.Ainda mais se for professor que não é deles mesmo ,se for substituto.
Por isso está acabando os professores,muitas cidades nem tem mais cursos para formar professores. Teve escola que ficou a ano todo sem professor de algumas matérias e precisaram passar esses alunos por um decreto,mesmo ser ter aprendido nada.
Os professores ficam doentes,não conseguem trabalhar e acabam tirando licenças, ou faltam nas aulas. E o governo ,aprovou um decreto, de que o professor só pode ter 6 faltas por ano,com atestado médico. Então quer dizer,que o professor só pode ficar doente 6 vezes por ano?
Professor que faz tratamento psicológico,tem que ir toda semana e com psiquiatra 1 vez por mês. Já aconteceu ,de eu passar mal durante a aula e precisei ir ao médico. A diretora disse que eu ficaria com falta. Nesse dia,precisei tomar soro e levei um atestado do dia,apesar de já ter dado algumas aulas.
Alguns diretores não apoiam o professor e ficam a favor do aluno, mesmo ele estando errado.
Já fui agredida na sala de aula e uma vez um aluno me disse que,não batia em mim,porque eu estava grávida.
Estou escrevendo isso e já são quase 1 hora da manhã,porque estou sem sono e preocupada com uma classe que terei que ir e que já me disseram .... é terrível.
Se continuar assim....vai de mal a pior, se não for tomada nenhuma providência a respeito disso. O caso é sério .




A EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário